Mulheres ocupam 41% dos cargos de liderança no Groupon Brasil Fonte: Investimento e Notícias, 06/03/2015
São apenas seis anos de fundação, mas, desde o início, o Groupon sempre preocupou-se em manter políticas sólidas de incentivo a funcionários, especialmente no que diz respeito à manutenção de força de trabalho igualitária e ao desenvolvimento das mulheres. Em linha com essa diretriz, a empresa desenvolveu o “Women@Groupon” (W@G), um grupo atuante em todos os continentes onde a empresa está presente, cujo intuito é engajar e investir nas mulheres que trabalham na organização, preparando-as e capacitando-as para os desafios do mundo dos negócios no século XXI. Globalmente, 47% da força de trabalho da companhia é composta por mulheres. Na operação brasileira, esse índice chega a 58%, sendo que elas ocupam 41% dos cargos de liderança.
“Nós acreditamos que a valorização da mulher não é só uma questão de igualdade de gênero; o olhar feminino agrega criatividade e espírito colaborativo, fatores de extrema importância para a inovação dentro das empresas”, afirma Gabriel Frank, diretor de Recursos Humanos do Groupon para a América Latina. Dentro das principais operações da empresa, o W@G promove palestras sobre mercado de trabalho e técnicas de negócio, ações sociais e programas de reconhecimento.
Mentoria
Nesse sentido, o Groupon faz questão de oferecer mentoria para que as mulheres possam crescer dentro da companhia e adaptar-se às constantes mudanças do mercado de tecnologia. É o caso de Thamires de Oliveira, que entrou para o Groupon Brasil há quatro anos, como agente do Serviço de Atendimento. Sua força de vontade chamou a atenção de uma diretora, que decidiu prepará-la para novos projetos. “Passei a frequentar todas as reuniões com ela, inclusive as que envolviam o CEO, e aprendi muito com isso. O Groupon também me incentivou e viabilizou a retomada dos meus estudos, o que foi fundamental para minha carreira”, conta Thamires. Hoje, ela trabalha na área de análise de processo, graças à acuidade na compreensão da metodologia Groupon.
Mulheres empreendedoras
Dentro do ecossistema Groupon, há uma quantidade considerável de mulheres que ergueram suas próprias empresas e que fizeram seus empreendimentos crescer graças à parceria com o Groupon. A recifense Odette da Cruz trabalhava como esteticista em domicílio e viu a atividade transformar-se em uma empresa formal, após a primeira oferta no site do Groupon. Sempre atenta ao que faziam as grandes redes de estética, tomou conhecimento da máquina de Criolipólise e decidiu comprar uma. Em seguida, alugou uma sala e fez a primeira oferta, o que trouxe mais clientes e permitiu que ela recuperasse o investimento em pouco tempo. Após três anos de parceria, Odette comprou também máquinas de depilação a laser e adquiriu duas salas em prédio no bairro de Boa Viagem. “É por isso que eu prezo bastante o Groupon. E indico para todo mundo, mesmo”, enfatiza a esteticista. Cerca de 70% dos ganhos da clínica vêm por meio do Groupon.