
O que é certificação ISO e por que certificar? Fonte: 8quali, 08/10/2025
Você já ouviu falar sobre a certificação ISO e a sua importância para a gestão, confiabilidade e qualidade de uma empresa?
Segundo a última pesquisa da ISO Survey, além disso, o número total de certificações é de 1.357.241. Desse total, as normas ISO 9001 e ISO 14001 são as mais procuradas, contando com um total de 916.842 certificados válidos para ISO 9001 e 348.218 certificados válidos para ISO 14001.
A pesquisa também demonstrou que o Brasil faz parte do ranking dos 30 países certificados com a norma ISO 9001 e ISO 14001, contando com um total de 17.503 certificações para ISO 9001 e mais de 3.000 certificações da norma ISO 14001.
Mas afinal, qual o motivo de tanta procura e quais vantagens uma empresa tem ao realizar a certificação ISO? Acompanhe o artigo até o final e descubra!
- O que é a norma ISO?
Conceitualmente, as normas ISO (do inglês Internacional Organization for Standardization) são um conjunto de normas que têm como principal objetivo apoiar e realizar a normatização dos processos organizacionais e condutas,seja no âmbito privado ou público, nos mais diversos segmentos do mercado.
Aqui no Brasil, as normas ISO estão diretamente relacionadas à Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a qual realiza a normatização das organizações.
Por isso, a norma ISO é tão importante para Gestão da Qualidade, pois está diretamente relacionada com a normatização e padronização dos processos e procedimentos organizacionais.
- Principais normas ISO existentes
Existe uma diversidade de normas ISO que podem ser aplicadas em sua organização. Contudo, as principais são:
ISO 9000, que é a norma introdutória ao Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ). Aqui, você irá encontrar os principais conceitos, princípios, finalidade, objetivos, premissas, restrições e vocabulários da Gestão da Qualidade e da norma em si;
ISO 9001, que é todos os requisitos essenciais à implementação do SGQ, funcionando como uma espécie de manual para a empresa que deseja implementar, manter e controlar processos, recursos e pessoas, com foco na melhoria contínua e satisfação do cliente;
ISO 14000, que é a norma relacionada às diretrizes e normas que colaboram para uma Gestão Ambiental Eficiente, atendendo às legislações ambientais vigentes e criando um ambiente sustentável, valorizando assim os produtos e serviços da sua organização;
ISO 14001, que especifica todos os parâmetros essenciais para a certificação e adoção de um Sistema de Gestão Ambiental, sob a ótica da sustentabilidade, consumo de recursos e redução de custos;
ISO 45001, que é a norma que estabelece os conceitos essenciais para a aplicação de um Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional (SSO), proporcionando um ambiente de trabalho seguro e saudável para os colaboradores.
Sendo assim, é possível perceber que cada norma possui um objetivo e uma área de aplicação dentro da organização. Mas, além disso, por que a certificação seria tão importante para o sucesso organizacional?
- Importância de uma certificação ISO
Antes de tudo, é importante compreender que a normatização tem como objetivo a padronização dos processos e procedimentos, criando soluções para problemáticas recorrentes, como por exemplo, o tão temido retrabalho.
Dentro de cada norma ISO, existe uma série de parâmetros e requisitos que devem ser seguidos até o momento da certificação, o que faz com que a organização melhore continuamente e eleve o seu patamar, alcançando vantagem competitiva.
Ao falar de vantagem competitiva, estamos nos referindo ao diferencial que a sua organização tem quando comparada com a concorrência, seja nos processos ou na percepção de qualidade e valor sob a ótica do cliente.
Vantagens em realizar a certificação ISO
Podemos citar como principais vantagens em realizar as certificações ISO:
Vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes;
Possibilidade de realizar a Gestão de Riscos de forma efetiva;
Adesão à práticas de governança corporativa e melhoria contínua, incluindo detalhes como a transparência e normas na gestão de informações e documentos, relações com clientes e fornecedores e conduta empresarial;
Padronização proporcionada pela própria norma ISO em aplicação;
Possibilita a construção de um modelo de gestão efetivo com foco na melhoria das atividades, processos e procedimentos organizacionais;
Aumento da produtividade e da qualidade do produto ou serviço, principalmente ligado à melhoria contínua e eliminação de não conformidades;
Aumento na satisfação dos clientes, sendo uma das grandes vantagens da padronização.
Outro detalhe que devemos destacar aqui é a questão da confiabilidade na empresa que possui certificações, pois a certificação demonstra comprometimento por parte da empresa, trazendo mais segurança aos fornecedores e aos clientes que buscam qualidade e expertise no mercado.