
O desafio de adaptação das empresas num mundo em movimento
Fonte: Nexojornal, 02/10/2025
A digitalização não é mais uma escolha, mas uma necessidade para manter a competitividade no mercado global
Em 2024, houve um crescimento significativo dos serviços de consultoria e, de acordo com dados do levantamento feito pela Mordor Intelligence, empresa global de inteligência de dados e mercado, o segmento deve continuar essa trajetória de expansão nos próximos anos e atingir o montante de US$ 431,89 bilhões até 2029.
As consultorias se consolidaram como soluções estratégicas essenciais para as empresas em um cenário corporativo cada vez mais globalizado e digitalizado. Nesse contexto, é fundamental que essas organizações busquem consultorias especializadas que, além de identificar oportunidades, apresentem uma visão clara sobre os desafios a serem enfrentados, para garantir um desenvolvimento contínuo e sustentável, o que inclui pontos importantes como as mudanças regulatórias de cada segmento, por exemplo.
No Brasil, as empresas também estão acompanhando as tendências globais do setor de consultoria, tornando-se mais conscientes da necessidade de aprimorar suas operações e adotar soluções digitais inovadoras.
As consultorias especializadas em gestão de negócios, por exemplo, têm desempenhado um papel de extrema importância no desenvolvimento do mercado, ajudando as organizações a se adaptarem ao novo cenário econômico do país.
Por aqui, vemos que o país enfrenta desafios estruturais, como a inflação e as reformas fiscais e isso exige que as empresas busquem apoio especializado para navegar por esse ambiente que naturalmente é mais complexo e instável. Para ter sucesso, as consultorias devem compreender as especificidades de cada negócio e ser capazes de implementar soluções ágeis que respondam às rápidas transformações do mercado.
Para alcançar o sucesso, as consultorias devem compreender as especificidades de cada negócio e ser capazes de implementar soluções ágeis que atendam às rápidas transformações do mercado. Além disso, é necessário que as consultorias estejam presentes e se envolvam em todo o processo de seus clientes, desde a identificação dos desafios até a implementação das soluções.
As principais tendências para o mercado de consultoria em 2025 incluem a consultoria digital como uma necessidade estratégica, consolidada pelas prosperidades da transformação digital impulsionada pela pandemia. A digitalização não é mais uma escolha, mas uma necessidade para manter a competitividade no mercado global.
A consultoria em TI e a implementação de IA (inteligência artificial) também ganharão destaque, com a adoção de tecnologias emergentes, como computação em nuvem e automação de processos, criando uma demanda crescente por consultorias especializadas em melhorar a eficiência, reduzir custos e otimizar operações.
Outro ponto que merece destaque é o setor de ciências da vida e saúde, segmento que deve crescer significativamente, com a crescente demanda por melhorias na eficiência operacional e na integração de novas tecnologias, além dos investimentos governamentais em infraestrutura e digitalização.
Também acredito que um aspecto importante para o mercado como um todo é a especialização de consultoria em nichos específicos, que exigem soluções personalizadas, com o aumento da demanda dessas empresas, cada vez mais temos espaço para consultorias menores que oferecem serviços mais específicos.
Muitas empresas recorrem a consultorias para destravar seu processo de crescimento, o que exige foco na eficiência dos processos, na elaboração de planejamentos coerentes e na preparação das lideranças e equipes para a execução e continuidade.
Dentro de um cenário de ascensão, é necessário também estarmos atentos para os desafios nos próximos anos. Com projetos mais complexos e uma pressão crescente por resultados rápidos, as consultorias precisam estar preparadas e ter um bom gerenciamento, além de oferecer aos clientes transparência em seus processos e soluções sob medida, que também são questões primordiais que podem ser essenciais na hora do cliente decidir pela consultoria que irá contratar.
Afinal, temos um mercado altamente competitivo, dominado por grandes players globais como Deloitte, Accenture, PwC e McKinsey e para se destacar em 2025, é vital que as consultorias se posicionem como parcerias estratégicas, ajudando as empresas a evoluírem em um ambiente corporativo de constantes mudanças.
Também acho importante frisar que é fundamental acompanhar as inovações tecnológicas que transformam o mercado e se manter atualizado, priorizando a digitalização e a automação, além de oferecer soluções ágeis e eficientes. As empresas não buscam apenas diagnósticos ou conselhos, elas precisam de consultorias que se envolvem na implementação das soluções e no acompanhamento da transformação organizacional, entregando resultados rápidos e palpáveis.