
Sustentabilidade já faz parte da estratégia de negócios de 72% das empresas brasileiras Fonte: Canal Solar, 04/07/2025
As empresas no Brasil continuam avançando na adoção de práticas de sustentabilidade, apontam dados da 3ª edição da pesquisa Panorama da Sustentabilidade Corporativa, realizada pela Amcham Brasil em parceria com a Humanizadas.
O estudo aponta que o país passa por um momento de amadurecimento desse movimento nas organizações, com as práticas sustentáveis cada vez mais integradas às estratégias de negócios.
O relatório, apresentado durante o Fórum de Sustentabilidade Amcham 2025, realizado no Museu do Ipiranga, ouviu 401 empresários, que representam cerca de 505 mil empregos diretos e um faturamento anual de R$ 2,9 trilhões ao país.
- Sustentabilidade ganha espaço na estratégia
O levantamento mostra que 76% das empresas já se encontram em posição relevante na curva de maturidade da sustentabilidade — sendo 52% engajadas na adoção estruturada de práticas sustentáveis e 24% destacando-se por liderarem essas práticas em seus setores.
O resultado representa um crescimento de 5 p.p (pontos percentuais) em comparação com a pesquisa do ano anterior.
A evolução também é evidente na estratégia de negócios: 72% das empresas afirmam que ações sustentáveis já fazem parte de sua estratégia corporativa, ante 34% no levantamento anterior.
“A sustentabilidade deixou de ser tratada como uma agenda isolada e passou a ocupar um espaço cada vez mais central nas decisões empresariais. O desafio que persiste é precisar, com dados e indicadores confiáveis, o valor financeiro que ela gera para o negócio”, disse Abrão Neto, presidente da Amcham Brasil.
- Consolidar valor: o desafio das empresas
Entre os principais desafios percebidos pelas empresas para acelerar seus compromissos com a sustentabilidade estão:
- Comprovação do retorno financeiro das ações sustentáveis (58%);
- Engajamento da alta liderança (54%);
- Alinhamento entre sustentabilidade, cultura e modelo de negócios (44%).
A pesquisa também revela que apenas 48% das empresas utilizam benchmarks e avaliações externas para embasar suas decisões na área de sustentabilidade, indicando a necessidade de maior uso de dados mensuráveis, indicadores confiáveis, padrões internacionais e análises independentes.
- Tendências para os próximos anos
As principais apostas das empresas para os próximos ciclos incluem:
- Alinhar sustentabilidade à performance financeira e ao modelo de negócio (75%);
- Fortalecer a cultura organizacional orientada à sustentabilidade (62%);
- Investir em energia limpa, inovação e tecnologias sustentáveis (51%);
- Adotar métricas confiáveis e padronizadas para guiar decisões estratégicas (52%)
- Expectativa por políticas públicas estruturantes
Além das ações do setor privado, o estudo destaca a expectativa sobre o papel do Estado para acelerar a agenda sustentável. Entre as principais medidas apontadas estão questões como a ampliação de incentivos fiscais e linhas de crédito para empresas sustentáveis e o estabelecimento de regras claras, metas definidas e fiscalização eficaz.