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Notícias

A importância de seguir normas e regulamentações: Semana Mundial da Qualidade traz o tema “do compliance à performance” em 2024 Fonte:Segs, 13/11/2024

Anualmente, o Chartered Quality Institute (CQI), maior órgão mundial de profissionais da qualidade, realiza a Semana Mundial da Qualidade, uma campanha anual que conscientiza a profissão globalmente. Em 2024, de 11 a 15 de novembro, o tema escolhido foi do compliance à performance. A iniciativa visa demonstrar a relevância do tema e impulsionar a adoção de práticas que contribuam para a melhora do desempenho corporativo, principalmente em relação ao atendimento ao consumidor. Atuante no setor, a SoftExpert, companhia que fornece soluções para a gestão da excelência e conformidade empresarial, auxilia companhias de diversos segmentos e tamanhos a garantirem qualidade e compliance por meio de tecnologia e soluções em nuvem.

"Todo negócio busca garantir a qualidade de seus produtos e serviços, e ter um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) é crucial, independentemente do tamanho da empresa. Essa abordagem assegura a consistência e a evolução dos processos, fortalece a confiança dos clientes, melhora a eficiência operacional e promove uma cultura de excelência dentro da organização”, reforça Hermínio Gonçalves, CEO da SoftExpert Brasil.

Responsável por auxiliar as empresas nesse processo, a SoftExpert entende que a qualidade tem um enorme valor dentro das organizações e busca resolver as principais dores da área por meio de tecnologia descomplicada, como auditorias, ferramentas da qualidade, planos de ação e adequação à conformidade por meio de certificado de normas como a ISO 9001.

Para atender à demanda, a solução da SoftExpert em questão é o EQM, responsável pelo planejamento e controle da qualidade, gerenciamento de documentos, não conformidades e incidentes, entre outros. Para resolver desafios de auditoria, a solução promove automação de processos e coleta de dados, documentação digital e análise de dados, a qual contribui para identificação de padrões e não conformidades proporcionando insights para auditorias internas e externas.

A respeito de ferramentas da qualidade, software de gestão com sistemas integrados, gráficos de controle e análises estatísticas em tempo real permitem que equipes trabalhem juntas compartilhando informações e melhorias de forma instantânea. Já sobre planos de ação facilita a atribuição de responsabilidades e prazos. Além disso, soluções de tecnologia também podem fornecer notificações e alertas automáticos sobre prazos e status das ações.

Para adequar-se à conformidade, é necessário que as empresas invistam em gerenciamento de documentos, rastreabilidade de registros e alterações e treinamentos e capacitação, garantindo que os funcionários estejam cientes das normas e procedimentos necessários. “Dessa forma, a tecnologia não somente simplifica e agiliza os processos de gestão da qualidade, mas também proporciona maior transparência, controle e eficiência, garantindo que as organizações irão atender e manter os padrões de qualidade exigidos por normas como a ISO 9001”, finaliza o CEO

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