Motivação intrínseca x Motivação extrínseca: como manter seus colaboradores engajados Fonte: Odontomaxi, 15/02/2023
A motivação é um conceito que se trata de uma força impulsionadora, que leva a pessoa a se engajar em determinada atividade, envolver-se em projetos e seguir em direção aos seus objetivos – pessoais e profissionais. É, por si só, um elemento fundamental e único para cada ser humano encontrar realização.
Os acontecimentos podem ser variados, de acordo com as aspirações de cada um. A motivação pode ser uma promoção na carreira, a viagem dos sonhos, a oportunidade de adquirir uma casa, entre muitas outras.
Sem ela, é fato, a pessoa não consegue se sentir disposta nem mesmo para realizar as pequenas tarefas do dia a dia.
E o estímulo pode estar relacionado a fatores internos, como as emoções, ou aos externos, como as relações no ambiente de trabalho.
Motivação intrínseca X Motivação extrínseca
Entenda qual é a diferença entre a motivação intrínseca e extrínseca:
Motivação intrínseca: também conhecida como motivação interna, está relacionada à força interior que é capaz de se manter ativa mesmo diante de adversidades. Este tipo de combustível se relaciona aos interesses individuais e que podem ser alterados apenas por escolha da pessoa. Geralmente, a motivação interna está associada a metas, objetivos e projetos pessoais que estimulam o indivíduo a acordar todos os dias, enfrentar o trânsito e se dedicar a horas intensas de trabalho. Este é um tipo de sentimento que está presente na maioria das pessoas, pois é o que gera força para estar em movimento, conquistar coisas e escrever sua história, tornando-se o protagonista da própria vida.
Motivação extrínseca: também conhecida como motivação externa, o termo está conectado ao ambiente, às situações e aos fatores externos. As premiações de campanhas para a equipe comercial ou o bônus oferecido para vendedores que alcançarem determinado valor de faturamento, são bons exemplos. No ambiente corporativo, o clima organizacional, as atividades diversificadas, os treinamentos de aprimoramento e outros benefícios se destacam como formas eficientes de estímulo externo. Elas contribuem para manter o quadro de funcionários comprometido e produtivo. Este tipo de incentivo é uma maneira de ajudar as pessoas a se manterem engajadas e ainda serve como um fator complementar. Isso significa que, em hipótese alguma, os indivíduos podem ser dependentes da motivação extrínseca. Eles devem, na verdade, sempre encorajar a automotivação.
Estimular seus colaboradores a identificar suas motivações, pessoais e profissionais, os ajuda a se manterem engajados. Dispostos e prontos para os desafios que a rotina no trabalho podem apresentar.