
O que é o Lucro? Fonte: Pro lucro, 04/11/2022
O Lucro é o Resultado Operacional Positivo. Se for negativo, é Prejuízo. Simples.
Tanto o Lucro quanto o Prejuízo são valores que precisam ser apontados com clareza pelo seu sistema de controle financeiro. É um indicador de natureza gerencial essencial, mas que é de difícil compreensão em balanços contábeis. Toda empresa precisa de uma DRE – Demonstração do Resultado do Exercício Gerencial e feita sob medida. A DRE contábil, enviada pela contabilidade, nunca é de fácil entendimento. Ela é um documento obrigatório, mas não serve para uso no dia a dia.
Ou seja, é essencial ter uma DRE feita sob medida e dentro do seu controle financeiro. Ela vai te dizer em tempo real o que está acontecendo, dia a dia, semana a semana, mês a mês, ano a ano.
Quando o Lucro ocorre?
O Lucro deve ser calculado considerando apenas as Receitas e Despesas Operacionais.
As Receitas Operacionais são aquelas obtidas na atividade fim da empresa, ou seja, na venda de seus produtos, sejam eles bens ou serviços. E as Despesas Operacionais são aquelas realizadas para conseguir produzir e entregar esses mesmos produtos. As despesas podem ser fixas e variáveis.
O Resultado Operacional é então a diferença entre esses dois indicadores:
Resultado Operacional = Receita Operacional – Despesa Operacional ( RO = Rop – Dop)
O Lucro ocorre quando a Rop é maior que a Dop, ou seja, o RO é positivo, simples assim. Se der negativo, é Prejuízo.
Rop > Dop = Lucro (Número Positivo)
Essa conta deve ser feita considerando um período de tempo adequado para cada tipo de negócio. Negócios com grandes sazonalidades, como fábricas de sorvete e pousadas, devem avaliar o lucro em um período anual. Já comércios varejistas podem avaliar em períodos mensais. Mas o período anual sempre será necessário para uma leitura completa em qualquer negócio.
E o que é Resultado de Caixa?
O Lucro é o que sobra no caixa no fim do mês? Quase nunca. É preciso colocar mais fatores nesta conta.
O Resultado de Caixa é o Resultado Operacional + Receitas Não Operacionais – Despesas Não Operacionais.
Receitas e Despesas Não Operacionais são aquelas não ligadas diretamente à produção, mas que impactam o caixa da empresa.
As Receitas Não Operacionais mais comuns são a tomada de empréstimos, o aporte de sócios e a venda de bens da empresa. Elas melhoram o saldo bancário. Na contramão estão as Despesas Não Operacionais: pagamento de empréstimos, retiradas dos sócios além do pró-labore e investimentos.
Assim, uma empresa pode estar dando lucro, mas apresentar um Resultado de Caixa Negativo. Isso ocorre sempre que as Despesas Não Operacionais forem maiores que o Lucro somado às Receitas Não Operacionais. Isso quebra muitas empresas.
E o que é lucratividade?
Outro conceito útil é o da lucratividade. Ele é dos mais importantes para dizer o valor da sua empresa. Para calcular a lucratividade de sua empresa basta dividir o lucro pelo faturamento, assim, se você tem um faturamento de R$100.000,00 mensais e um lucro final de R$15.000, a sua lucratividade foi de 15%. A lucratividade é expressa em percentagem.
E como saber se este valor é bom ou ruim? É muito comum que sejam utilizadas empresas do mesmo setor para uma comparação de lucratividades. Assim é possível verificar se sua empresa está na média ou não.
A experiência da ProLucro aponta para 15% como um número mágico para pequenas empresas. A partir de 10% é aceitável. 20% é excelente e raro.
Resumindo, quais são os Indicadores Fundamentais de uma Empresa?
O que uma empresa precisa é classificar corretamente suas despesas e receitas e só então gerar uma DRE simples e eficaz, que mostre o que acontece de fato nela. Tem gente que acha que a empresa está dando prejuízo e ela está na realidade dando lucro. O problema são as Despesas Não Operacionais. Isso exige intervenções específicas, com foco nelas e não na operação.
A DRE mais simples e eficaz é a que trabalha com esses indicadores:
Faturamento
Custo Variável
Margem de Contribuição (1-2)
Custo Fixo
Ponto de Equilíbrio
RESULTADO OPERACIONAL (1-2-4)
Receitas Não Operacionais
Despesas Não Operacionais
RESULTADO DE CAIXA (6+7-8)
Os indicadores de desempenho essenciais para medir o sucesso de sua empresa
E nestes dois links a seguir você verá duas ferramentas perfeitas para quem ainda usa o bom, mas limitado Excel, para gerir sua empresa. Não deixe de conhecer as duas ferramentas se hoje você não controla os seus indicadores com precisão e simplicidade.
E como buscar o Lucro?
Esse é um tema que exige mais tempo para ser abordado, mas vamos falar apenas dos indicadores. A busca do Lucro passa por:
- Aumentar a Receita Operacional
- Diminuir a Despesa Operacional
Para aumentar a Receita Operacional é preciso:
- Ter mais clientes (divulgação)
- Vender mais por cliente, o que pode ser feito:
- Oferecendo mais produtos (o mesmo cliente compra mais itens / maior ticket médio)
- Aumentando o preço quando possível (ele paga mais caro pelos produtos)
Para diminuir a Despesa Operacional é preciso:
- Diminuir os Custos Variáveis (aumenta a Margem de Contribuição)
- Aumentar a produtividade (fazer mais com menos mão de obra)
- Diminuir o custo de aquisição de mercadorias e insumos (comprar mais barato)
- Diminuir o uso de insumos (fazer economia)
- Diminuir custos com impostos (fazer planejamento tributário)
- Diminuir custos com taxas e comissões (negociar e/ou trocar fornecedores)
- Diminuir os Custos Fixos (negociar e/ou trocar fornecedores)
Na prática, o Máximo Lucro vem de:
- Máximo Faturamento
- Máxima Margem de Contribuição
- Mínimo Custo Fixo
- Cada item desses deve ser diagnosticado e seu potencial de contribuir para ser descoberto e explorado.