Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site.
Ao utilizar nosso site e suas ferramentas, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Cia Consultores - Política de Privacidade

Esta política estabelece como ocorre o tratamento dos dados pessoais dos visitantes dos sites dos projetos gerenciados pela Cia Consultores.

As informações coletadas de usuários ao preencher formulários inclusos neste site serão utilizadas apenas para fins de comunicação de nossas ações.

O presente site utiliza a tecnologia de cookies, através dos quais não é possível identificar diretamente o usuário. Entretanto, a partir deles é possível saber informações mais generalizadas, como geolocalização, navegador utilizado e se o acesso é por desktop ou mobile, além de identificar outras informações sobre hábitos de navegação.

O usuário tem direito a obter, em relação aos dados tratados pelo nosso site, a qualquer momento, a confirmação do armazenamento desses dados.

O consentimento do usuário titular dos dados será fornecido através do próprio site e seus formulários preenchidos.

De acordo com os termos estabelecidos nesta política, a Cia Consultores não divulgará dados pessoais.

Com o objetivo de garantir maior proteção das informações pessoais que estão no banco de dados, a Cia Consultores implementa medidas contra ameaças físicas e técnicas, a fim de proteger todas as informações pessoais para evitar uso e divulgação não autorizados.

fechar
Linkedin

Notícias

O que é Análise SWOT ou Matriz SWOT? Fonte: Profissionais TI, 05/09/2014

A Análise SWOT (também chamada Matriz SWOT) é um método de planejamento estratégico usado para identificar os pontos fortes e fracos (Strengths e Weaknesses), oportunidades (Opportunities) e possíveis ameaças (Treats) de um projeto ou negócio. Sendo esses fatores essenciais para a elaboração de táticas e estratégias para um plano de ação.

Através dessa análise, é possível ter uma maior noção do cenário em que seu negócio ou projeto estão inseridos, além de servir como auxílio para que profissionais e empresários fiquem atentos ao movimento do mercado.


Como fazer a Análise SWOT?

A análise SWOT é dividida em dois grupos: ambiente interno e ambiente externo.

O ambiente interno é representado por pontos fortes (Strenght) e pontos fracos (Weakness). Está sob controle da organização, ou seja, só depende de seus gestores tomarem ou não determinadas atitudes.

O ambiente externo corresponde às oportunidades (Opportunities) e ameaças (Threats). A empresa não tem controle sobre esses fatores, não sabe se vão acontecer, mas é importante ter atenção para aproveitá-los ou evitá-los.

Para fazer a Análise SWOT é preciso seguir os seguintes passos:


1) Defina os Pontos Fortes

O objetivo é definir o potencial do negócio ou projeto, o que os difere dos outros. Inclua os recursos e capacidades que geram vantagens. Ex.: matéria prima utilizada, grupo técnico, localização geográfica, qualidade dos produtos e serviços entre outros.


2) Identifique as Fraquezas

Aqui você identifica quais os pontos mais vulneráveis, ou seja, fatores que podem impedir o sucesso de seu negócio ou projeto. Ex.: sistema de comunicação interna fraco, produto altamente perecível, matéria prima escassa, equipe pouco qualificada entre outros.


3) Aproveite as Oportunidades

As oportunidades são as situações externas à empresa que podem acontecer e afetar positivamente no negócio ou projeto. Essas situações normalmente estão fora do controle da empresa, mas existe uma chance deles acontecerem. Ex.: aprovação de uma nova lei, lançamento de uma nova tecnologia, lançamento de um produto complementar ao seu entre outros.


4) Proteja-se das Ameaças

Por fim, as ameaças representam todos os fatores que podem atrapalhar ou oferecer risco ao seu negócio e projeto. Ex.: pirataria de seus produtos, escassez de mão de obra, lançamento de um produto superior ao seu entre outros.

Perceba que a Análise SWOT é etapa essencial para qualquer planejamento estratégico de sucesso e sua qualidade depende da habilidade e atenção de quem a executa. Essa ferramenta ajuda a determinar a posição atual do seu negócio ou projeto e antecipar o futuro, visando as oportunidades e precavendo as ameaças.

Outras notícias

Acesse seus certificados