Como trabalhar com consultoria empresarial: Veja como empreender no setor Fonte: Jornal Contábil, 24/11/2021
De profissionais autônomos a grandes corporações, eventualmente, todo mundo precisa de ajuda para dar o próximo passo, ou ainda, enfrentar algum tipo de crise.
A criatividade do brasileiro é uma característica notável e, geralmente, negócios envolvendo nichos como alimentos/bebidas, vestuário/calçados e construção, especialmente por corresponderem às necessidades básicas da população, costumam ser a principal escolha do novo empresário.
Em um país com cada vez mais empreendedores, onde o empreendedorismo tem sido cada vez mais fomentado através de leis que facilitam a abertura de um novo negócio, além da possibilidade de abrir uma empresa online, não há dúvidas de que a economia também despertaria oportunidades para uma área que é destaque no mundo inteiro: a de consultoria empresarial.
O que é uma consultoria empresarial?
Uma consultoria empresarial pode ser considerada como o empréstimo de conhecimento de um profissional especialista em determinada área na aplicação de negócios aos quais ele não tem uma participação ativa.
Sendo assim, a consultoria acontece quando o empreendedor, embora tenha boa vontade e atitude na abertura do negócio, ainda tem certas limitações na realização – como no caso da falta de conhecimento em determinada área.
A consultoria empresarial não precisa ser generalizada e normalmente envolve um conhecimento específico, podendo ser uma consultoria voltada para:
Finanças.
Vendas.
Planejamento.
Marketing.
Dentre outras expertises.
Portanto, é válido lembrar que todo empreendedor pode contar com esse tipo de assessoria, não sendo de forma alguma algum tipo de fraqueza, pelo contrário, só demonstrando a importância do empresário na busca pela assertividade do funcionamento de seus setores.
Quais são os tipos de consultor empresarial?
Conforme mencionamos, o consultor pode atuar em diversas áreas, tudo vai depender de suas especialidades intelectuais e mercadológicas.
1. Consultor de Vendas
O consultor da área de vendas é um dos mais tradicionais do setor, proporcionando a uma empresa todo o conhecimento necessário para “destravar” o fluxo de vendas, ou até mesmo defini-lo no caso de novas organizações.
É importante contar com esse tipo de consultoria quando a empresa estiver apresentando dificuldades para atingir os resultados definidos, mas ainda não consiga identificar com precisão o motivo, sendo por isso necessário esse olhar externo e especializado.
2. Consultor de Marketing
Igualmente bastante popular, o consultor de marketing auxilia em diversos setores, incluindo a área de vendas caso a empresa apresente dificuldades na captura de oportunidades.
Esse tipo de consultoria deve ser contratado quando a empresa enfrenta problemas internos ou externos envolvendo a sua própria cultura, relação com funcionários, captura de leads qualificados, ou até mesmo a sua presença física ou digital.
3. Consultor em Finanças
A consultoria em finanças pode buscar a reformulação de todo o plano financeiro de uma empresa ou a resolução de problemas em áreas específicas, de acordo com o que for apresentado pela gestão.
É recomendada a contratação de uma consultoria financeira sempre que a empresa tiver dificuldades para organizar o fluxo de caixa geral ou de setores específicos.
4. Consultor em Recursos Humanos
A área de recursos humanos é uma das que mais abrem espaço para consultores hoje em dia, isso se deve especialmente às rápidas mudanças no comportamento humano e a relação com as corporações, além da alta de assuntos como a diversidade e a inclusão.
O setor de RH deve considerar a contratação de uma consultoria sempre que precisarem se atualizar rapidamente sobre um tema, ou ainda, queiram realizar um processo seletivo muito específico e para isso contem com empresas terceirizadas e alinhadas ao objetivo.
5. Consultor Jurídico
O consultor de assuntos jurídicos é contratado quando uma empresa precisa de ajuda para lidar com questões legais, sendo o serviço normalmente praticado por um Advogado ou em parceria com um.
Aqui também podemos incluir o auxílio jurídico no conflito de interesses entre empresas e seus funcionários, outras empresas ou até mesmo a divergência entre os acionistas.
Sendo especialista em um tema e sabendo resolver um problema da organização, o mercado de consultoria pode abrir muitas portas para profissionais dedicados à função.
O que uma empresa espera do serviço de consultoria empresarial?
A consultoria é um serviço que pode ser contratado por períodos específicos, em alguns casos com o condicionamento da resolução do problema explícito pela contratante, ou também como um funcionário regular da organização.
Em todos os casos, o profissional definido estará na empresa para monitorar e resolver determinados problemas, evitando que a empresa enfrente crises relacionadas ao tema.
De maneira geral, existem vantagens e desvantagens em todos os modelos de contrato, por exemplo, uma empresa poder contar com uma consultoria interna pode ser bastante satisfatória por toda a relação que o profissional irá criar com a empresa, a sua disponibilidade e o olhar familiar.
Por outro lado, contratar um profissional externo e temporário para a função pode ser bom exatamente por ser o contrário, representando uma visão externa e agnóstica de toda vaidade que um funcionário possa ter na avaliação.
Sendo assim, não existe o certo e o errado, mas sim o que a empresa considera mais interessante para o problema identificado.