Qual é a importância da gestão da qualidade para a continuidade das empresas? Fonte: Jornal Contábil , 28/10/2021
Em um mercado cada vez mais competitivo e marcado por consumidores exigentes e seletivos, garantir a perpetuidade de um negócio não é uma missão simples. A busca pela satisfação dos clientes, nesse cenário, é a estratégia predominante para que as empresas consigam se destacar e fidelizá-los à sua marca – meta que depende do investimento na gestão da qualidade para uma melhoria constante em toda a companhia.
Todo empreendedor deseja ver seu negócio crescer e prosperar. Nessa busca, é fato que se atualizar frente às tendências do mercado e demandas dos consumidores é a base para qualquer estratégia. A pandemia, como exemplo, é prova clara dessa necessidade, tendo impulsionado a transformação digital nas empresas para que pudessem continuar operando e atendendo seus clientes.Em resposta à essa mudança, os próprios usuários deram vida ao digital. Segundo um estudo feito pela NZN Intelligence, em 2020, o comércio eletrônico alavancou as vendas e cresceu no Brasil cerca de 75% em apenas um ano. Muito além de apostar nas ferramentas e sistemas ideais para se adaptarem a esse novo cenário, a gestão da qualidade se tornou parte integrante desta nova era da internet – na qual em meio a tantas opções, o diferencial competitivo se baseia na satisfação de seus clientes por meio da melhoria contínua de seus produtos e serviços.É muito comum encontrar empreendedores que, erroneamente, acreditam que a qualidade é uma tarefa adicional à empresa, podendo ser deixada em segundo plano. Quando, na verdade, deve ser entendida como o único caminho para o resultado duradouro – aplicada à “forma de fazer” ao trabalho da organização e, não apenas como algo à mais ou sem importância.A partir dela, a empresa poderá nortear o conjunto de sua forma de trabalho com normas necessárias para promover sua repetibilidade dos bons resultados– ou seja, identificando os padrões que já deram certo e que devem continuar sendo investidos e aperfeiçoados ao longo do tempo. Quando a busca da qualidade e as normas são aplicadas com foco na geração de valor para os clientes, além de conquistarem uma maior satisfação e fidelização, os custos operacionais definitivamente serão reduzidos, graças ao aumento da eficiência nos processos e melhoria na produtividade dos funcionários.Sua importância e vantagens são tantas que, todo ano, é celebrada a Semana da Qualidade, no mês de novembro, como forma de estimular a discussão sobre o tema. No entanto, muitas empresas a enxergam como uma mera data comemorativa de tabela, sem enxergar seu real propósito.A gestão da qualidade deve ser uma prática diária em toda organização e, celebrada em sua semana oficial. Com ela, as companhias conquistarão as metas desejadas com maior facilidade e estruturação, levando à otimização dos recursos e esforços e, evitando a comodidade e estagnação do que deu certo até o momento.