5S nas Organizações Fonte: Administradores, 19/03/2019
Criado no Japão, pelo professor Kaoro Ishikawa, nas décadas de 50 e 60 e utilizado até hoje nas organizações. O nome origina-se de cinco sensos como, senso da utilização, ordenação, limpeza, higiene e disciplina, na língua japonesa cada um desses sensos começam com a letra S, por isso o nome 5S. Este artigo abordará quais são as ações de cada senso e a melhoria apresentada a partir deles.
1) Seiri – Senso de Utilização
Ação - Direcionado aos materiais, separa o que é útil e necessário e descarta o que é inutilizável.
Melhoria – Utiliza ao máximo os recursos disponíveis, evita os desperdícios.
2) Seiton - Senso de Ordenação
Ação – Também voltado aos materiais, deixa os materiais, ferramentas e utensílios de trabalho de forma organizada e prática, onde todos da organização possam localiza-los com facilidade, uma boa comunicação visual contribui para essa tarefa.
Melhoria – Proporciona um layout de trabalho adequado, auxilia no controle de estoque e de compra.
3) Seiso – Senso da Limpeza
Ação – Promove a limpeza do local de trabalho e dos equipamentos, tem-se a atenção também para a destinação do lixo.
Melhoria – Aumento da produtividade a partir de um ambiente limpo, bem estar dos funcionários, conservação dos equipamentos de trabalho.
4) Seiktesu – Senso da Higiene
Ação – Realização de exames periódicos de saúde, procedimentos de segurança no trabalho, adequação do local (ambiente, climatização, iluminação).
Melhoria – Bem estar dos funcionários, prevenção de acidentes, aumento da satisfação pessoal.
5) Shitsuke – Senso da Disciplina
Ação -Ccumprimento dos sensos anteriores, conscientização da necessidade de pratica-los.
Melhoria – Alcance da melhoria contínua organizacional e pessoal.
O 5S proporciona a mudança de comportamentos e hábitos nas empresas, deixa o ambiente limpo e organizado, mantém os materiais de trabalho em seus devidos lugares, facilitando assim a execução das tarefas diárias.