Gestão Empresarial para Pequenas Empresas, a falta dessa ferramenta pode custar caro Fonte: Porttal Contábeis, 21/12/2018
É muito comum identificarmos pequenas e até mesmo médias empresas sendo “administradas” sem qualquer controle ou mesmo ferramenta de gestão. E como isso é possível?
As empresas são criadas oferecendo produtos e serviços que atendem as expectativas dos consumidores, a medida que a demanda aumenta, a estrutura acaba por acompanhar e os compromissos seguem a mesma tendência; é exatamente nesse momento que controles, mesmo que básicos sejam implementados, fugir das anotações em papeis ou mesmo planilhas que muitas vezes pouco agregam é essencial para que a empresa possa crescer sem comprometer sua existência.
É natural vermos empresas que ainda utilizam agendas para relacionar seu Contas a Pagar e Receber, que não tem qualquer tipo de controle do Fluxo de Caixa e nunca sequer ouviram falar de DRE (Demonstração dos Resultados do Exercício), demonstrativo vital para qualquer empresa de qualquer porte ou segmento.
Tais controles para serem implantados requer conhecimento do fluxo de movimentação da empresa e do tipo de negócio para que a funcionalidade exista e ao final de períodos a empresa possa de forma profissional utilizar tais informações, sejam para corrigir processos, possíveis falhas, ou mesmo para fomentar ações positivas.
É recorrente nos serviços implementados o entusiasmo dos empresários/gestores com o volume de informações obtidas; poder comparar o período atual com o período anterior mostra aos gestores a eficácia ou não dos padrões seguidos e isso é fundamental para quem busca a cada dia otimizar os resultados.
Não há gestão sem acompanhamento dos Resultados.
Isso tem que ficar muito claro para qualquer empresário; temos um índice que é divulgado por órgãos governamentais (IBGE, Sebrae, entre outros) que a vida media de uma empresa não supera 2 anos de existência, esse triste indicador gera uma grade frustração aos empresários que que estão contidos nele diretamente ou mesmo indiretamente, pois geralmente são afetados com perdas em seus recebíveis.
O suporte a pequenos e médios empresários deve ser realizado por profissionais qualificados para que vícios ou mesmo informações incorretas não sejam implementadas e tratadas como certa ou mesmo sejam despercebidas no decorrer da “gestão”.
O Processo de Consultoria e Assessoria empresarial varia da necessidade de cada empresa ou empresário, podendo ser conduzida numa única visita/consulta ate um contrato por tempo indeterminado que pode ser continuado a medida que a empresa identifica que está sendo benéfico a ela.