Como fazer uma dinâmica de brainstorm? Fonte: Blog Luz, 02/08/2017
Quando você tem um problema na empresa ou precisa de ideias novas para o seu negócio, uma boa alternativa é fazer um brainstorming com a sua equipe. O brainstorm nada mais é do que uma dinâmica em grupo onde cada participante pode expor suas ideias livremente, conforme elas vão surgindo, e ao final, há uma “chuva” de ideias permitindo que o grupo escolha a solução mais viável.
Uma sessão de brainstorming pode ser muito útil para a solução de uma série de problemas, uma vez que as ideias se renovam, surgem novas formas de abordar problemas e inovar nos resultados. Os participantes também têm a chance de apresentar algumas ideias que talvez já tivessem, mas que não se sentiam a vontade para expor. Numa sessão de brainstorm todo mundo deve se sentir livre para mostrar seus pensamentos.
Tendo isso em mente, é preciso seguir alguns passos para fazer uma sessão de brainstorming ser aproveitada ao máximo.
Escolha um ambiente diferente: ficar no mesmo ambiente de trabalho pode não ser tão produtivo quanto buscar um lugar alternativo para realizar essa sessão. Um lugar diferente pode inspirar os participantes a terem novas e melhores ideias.
Tenha um guia: é importante que a sessão tenha um facilitador, alguém que conduza e explique a metodologia usada. É uma pessoa que está por dentro dos problemas e que deve deixar os participantes pensarem livremente e exporem seus pensamentos.
Faça um mapa do problema em questão: para expor o problema e encontrar soluções é necessário fazer um mapa do que precisa ser resolvido. O problema deve definir o propósito da reunião e as pessoas devem manter o foco nele.
Inspire: incentive as pessoas a pesquisarem sobre o tema anteriormente e faça uma pesquisa também. Não deixe que ninguém monopolize a fala, dando várias ideias de uma vez, faça com que cada um de uma ideia por vez, fazendo com que todos participem por igual na reunião.
Em um grupo grande fica difícil todo mundo expor suas ideias, para driblar isso você pode separar os grupos em alguns menores, com tamanho entre três e sete participantes. Use um quadro ou um papel A4 para fazer a lista com as sugestões, de forma que fique bem visual. Para aprimorar ainda mais essa sessão, tente usar essa planilha de criação de brainstorming.
A sequência deve ser mais ou menos assim: você apresenta um problema, coleta as possíveis soluções, depois elas são classificadas e por fim, a melhor ou melhores são escolhidas.
Por exemplo, a empresa tem o problema “Como conseguir novos clientes?”.
A partir disso os participantes fazem uma série de sugestões, como, por exemplo, mais publicidade em jornais e rádios, mais promoções, novos produtos, entre outros. Depois disso, é necessário classificar os resultados e então escolher as melhores soluções. Você pode fazer votações dentro do grupo e depois fazer um ranking com os melhores resultados. Assim, as chances de encontrar soluções viáveis para o seu negócio se tornam maiores.