4 sinais de que você está se tornando um chefe tóxico Pequenas Empresas, Grandes Negócios, 21/03/2016
Liderar uma equipe não é simples. Mesmo sem perceber, muitos chefes perdem o domínio dos funcionários e diminuem a produtividade das suas empresas por se tornarem tóxicos demais dentro do seu ambiente de trabalho.
Antes que isso aconteça e os danos se tornem irreparáveis, os empreendedores podem realizar uma avaliação própria para descobrir se algumas características se destacam. Atitudes como ignorar seus funcionários e transferir a culpa para outras pessoas são atos que podem levar a sua liderança para um caminho sem volta. Por isso, confira a lista elaborada pela revista Entrepreneur abaixo para saber se você é um líder tóxico:
1. Ignorar os funcionários
Um chefe que não leva em conta as ideias da sua equipe é tóxico. Por isso, antes de simplesmente ignorar as sugestões dos seus subordinados, escute e discuta as propostas deles. Sua equipe merece a oportunidade de explicar a razão de querer colaborar com novas ideias. Mesmo que ela não vá para frente, as pessoas sentirão que suas vozes fazem diferença para o negócio.
2. Transferir a culpa
Uma pesquisa realizada pela BambooHR em 2014 mostrou que um em cada cinco norte-americanos se demite por achar que seus chefes transferem a culpa para eles. Ao invés de encontrar culpados, bons líderes assumem os problemas e tentam criar soluções para eles. Isso criará um ambiente onde os funcionários se sentem seguros e apreciados, o que só pode ajudar a empresa.
3. Deixar a equipe de lado
Um líder forte confia na sua equipe e deixa os funcionários com a autonomia que precisam para exercer o seu melhor. No entanto, isso é diferente de deixá-los atuando sem nenhuma liderança. Para se tornar um bom chefe, o empreendedor deve prover mais do que instruções. Ele também deve dar suporte para que a equipe saiba aonde chegar com o trabalho.
4. Focar no negativo
Na hora de dar um feedback, muitos chefes acreditam que focar no que os funcionários ainda têm para aprimorar é a melhor escolha. Mas um dos segredos para não se tornar alguém mal visto na empresa é saber elogiar e fazer críticas construtivas. Uma pesquisa realizada pelo Gallup, por exemplo, mostrou que 67% dos funcionários que receberam elogios se engajaram com a causa da empresa. Para especialistas, essa é uma forma de mostrar o valor da equipe para o negócio.