O curso irá formar equipes para trabalhar com ferramentas para solução de problemas e melhoria dos processos nas organizações.
Público Alvo:
Gestores, profissionais da área da Qualidade, profissionais de áreas de processos que participem de resolução de problemas.
Carga Horária:
8 horas
Objetivo:
- Formar equipes para trabalhar com ferramentas para solução de problemas e melhoria dos processos nas organizações.
- Apresentar ferramentas que auxiliem na identificação da causa raiz de um problema ou situação.
Conteúdo Programático:
Introdução:
- Conceitos
- Ciclo PDCA
- Quando e Como Aplicar o MASP
Etapas do MASP
- Identificação do Problema
- Observação
- Análise
- Plano de Ação
- Ação
- Verificação
- Padronização
- Conclusão
Ferramentas da Qualidade Utilizadas no MASP
- Folha de verificação
- Brainstorming
- Método dos 5 Por Ques
- Método GUT
- Gráficos Estatísticos
- Histograma
- Pareto
- Diagrama Causa e Efeito (Ishikawa ou Espinha de Peixe)
- Diagrama de Relação
- Diagrama de Árvore
- Plano de Ação (5W 1H)
- Exercícios