Notícias

Sebrae e CNI premiam melhores práticas de inovação Fonte: Sebrae, 06/05/2015

Pequenas, médias e grandes empresas vencedoras do Prêmio Nacional de Inovação 2015 serão anunciadas no próximo dia 13, a partir das 19h, no Sheraton WTC Golden Hall, em São Paulo. A entrega dos prêmios ocorre durante o 6º Congresso Brasileiro de Inovação na Indústria, promovido pelo Sebrae e a Confederação Nacional da Indústria (CNI).


No total, foram recebidas 2.219 inscrições de todo o país – um recorde. Os projetos vieram de 26 estados e do Distrito Federal, sendo 673 da região Sudeste, 615 do Nordeste, 376 do Sul, 298 do Norte e 257 do Centro-Oeste. Ao longo de quatro meses, as empresas participaram de criterioso processo de avaliação que resultou na seleção de 28 finalistas, dos quais apenas 10 serão premiados.


As empresas concorrem a R$ 900 mil pré-aprovados no Edital de Inovação da Indústria, além de participação em missão técnica internacional e curso de educação executiva em escola de negócios reconhecida internacionalmente. As premiações ocorrem nas categorias Inovação Tecnológica, Inovação em Modelo de Gestão, Gestão da Inovação e Agente Local de Inovação (ALI) - essa última direcionada a micro e pequenas empresas atendidas pelo programa Agentes Locais de Inovação (ALI) do Sebrae nos setores de indústria, comércio e serviço. Os ALI visitam e acompanham os empreendimentos por dois anos, apresentando soluções voltadas para as necessidades específicas de cada negócio.


Para o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, a premiação reconhece as empresas brasileiras que contribuem para o aumento da competitividade do país. “Nós queremos valorizar esses bons exemplos de investimento em inovação para que sirvam de estímulo a todas as outras empresas que querem ter diferencial competitivo, além de conquistar novos mercados. A inovação deve estar no DNA das empresas e ser a estratégia de crescimento desses negócios”, observa.


O uso da inovação como ferramenta para conquistar novos clientes e aumentar a qualidade dos produtos e serviços já é uma realidade para 75% dos pequenos negócios no Brasil. De acordo com pesquisa feita pelo Sebrae, nos últimos três anos, a maioria dos donos de micro e pequenas empresas promoveram algum tipo de inovação e, para mais de 80% deles, essa modernização resultou em um incremento nas suas receitas.


“A inovação é agenda fundamental para o desenvolvimento das micro e pequenas empresas. E o programa Agente Local de Inovação é a contribuição do Sebrae para inserir melhorias em produtos, processos e serviços oferecidos pelas empresas”, afirma o presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barretto.


O Prêmio Nacional de Inovação é uma iniciativa da Mobilização Empresarial da Inovação (MEI). Criado em 2008 e coordenado pela CNI, o movimento reúne mais de cem lideranças empresariais das maiores empresas do país. Neste ambiente, são propostas e debatidas políticas de apoio à inovação com autoridades do governo, no mais bem consolidado espaço de diálogo privado-público do país. A premiação tem também o apoio do Movimento Brasil Competitivo (MBC), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Agência Brasileira de Inovação (Finep) e do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).


As empresas concorrem em quatro categorias:

Agente Local de Inovação – direcionada a micro e pequenas empresas atendidas pelo Programa Agentes Locais de Inovação (ALI) do Sebrae nos setores de indústria, comércio e serviços.

Inovação Tecnológica – valoriza projetos de produtos ou processos que contribuem para o aumento da competitividade da empresa.

Inovação em Modelo de Negócio – premia a forma como projetos são levados ao mercado a fim de aprimoramento de modelos de negócio capazes de gerar impactos na empresa.

Gestão da Inovação – reconhece métodos, técnicas e ferramentas de gestão da inovação que estabeleçam ambiente propício ao desenvolvimento de projetos inovadores. Apenas os vencedores nesta categoria concorrem aos R$ 900 mil pré-aprovados no Edital SENAI SESI.


Saiba Mais!

Outras notícias