Notícias

Sebrae estimula inovação entre empresas do setor de turismo Fonte: Sebrae , 06/11/2014

Inovação e tecnologia são os principais temas das atividades que o Sebrae vai desenvolver durante a 26ª edição do Festival do Turismo de Gramado (Festuris), a mais importante Feira de Negócios Turísticos da América do Sul. O evento, voltado exclusivamente para os profissionais desse setor, acontecerá entre os dias 6 e 9 de novembro e deve reunir cerca de 14 mil pessoas.

O Sebrae estará presente no evento com um estande de 48 m² onde serão divulgadas as diferentes alternativas existentes no portfólio da instituição para facilitar a adoção de soluções em inovação e tecnologia pelos pequenos negócios de turismo.

Ao passar pelo local, os empresários terão acesso a um questionário (em formato de Quiz), que vai identificar o grau de inovação de seus empreendimentos, recebendo um atendimento especializado. Além disso, os empreendedores poderão participar de um jogo sobre o modelo de negócios Canvas com objetivo de demonstrar como as pequenas empresas de turismo podem inovar e repensar o seu negócio.

Empresários de pelo menos seis estados brasileiros participarão do evento em caravanas e missões organizadas pelo Sebrae e terão a oportunidade de compreender melhor as tendências do setor e expandir suas redes de relacionamento.


O Sebrae também participará do painel As Indústrias Criativas e a Dinâmica Atual do Mundo dos Negócios, que vai acontecer na manhã de sexta-feira (7). Na ocasião, a ex-secretária de Economia Criativa do Ministério da Cultura, Cláudia Leitão, o gerente de negócios do Facebook, Márcio Freire, e o fundador da startup Get Out, Adonis Batista Beggi, vão falar sobre a intensa evolução do mercado do setor de viagens e turismo, a criação de aplicativos e blogs de viagens e sobre o futuro da figura do agente de viagem.

Os empreendedores do turismo brasileiro também poderão se capacitar durante a Festuris em palestras que serão oferecidas, na sexta e sábado, sobre temas, como novos roteiros, novidades em redes hoteleiras e lançamentos de pacotes. Na tarde de sexta-feira, a coordenadora da carteira de Turismo Rural do Sebrae Nacional, Andréa Faria, fará uma apresentação sobre Retrospectivas e desafios do Turismo Rural no Brasil.

O Festuris reúne profissionais de toda a cadeia produtiva do setor, como agentes de viagens, operadores, companhias aéreas, de navegação, locadores de veículos, hoteleiros, conventions bureaus, órgãos públicos, transportadores terrestres, entre outros.

A cada ano, o festival acompanha as tendências do mercado e busca agregar serviços que promovam a agilidade nos relacionamentos e negócios. Por meio dos paineis com palestras e debates, os participantes poderão conhecer as novidades nas áreas de tecnologia, indústria criativa, parques temáticos, megaeventos, entre outros temas.

Outras notícias