Notícias

Soluções educacionais fazem diferença em médias empresas Fonte: Exame, 05/11/2018

Gestores de médias organizações enfrentam desafios distintos das pequenas e das grandes corporações. Executar um planejamento de longo prazo para seguir crescendo em meio a um cenário econômico instável torna-se uma grande dificuldade, agravada pela incorporação de novas tecnologias, que geram dúvidas sobre quais são as ferramentas ideais para a evolução dos negócios.

Para ajudar esses gestores a encontrar o caminho do crescimento diante das adversidades, investir em uma formação mais focada faz toda a diferença. A Fundação Dom Cabral, por exemplo, desenvolveu soluções específicas para a realidade das médias empresas. São diversos programas, com diferentes enfoques, que contribuem para os resultados empresariais, trabalhando aspectos como a implementação de um modelo de gestão integrado, o crescimento sustentável, a governança corporativa e a sucessão.

Nas soluções da FDC para médias empresas, formam-se redes corporativas que têm como objetivo o progresso de performance no curto, médio e longo prazo. Cada uma atua em três frentes complementares: implementação e monitoramento de melhores práticas de gestão e governança, capacitação dos executivos e compartilhamento de experiências. A diferença é clara: companhias mais prósperas, interconectadas e relevantes para a sociedade.

Resultados alcançados
Ao recorrerem a programas específicos como os oferecidos pela Fundação Dom Cabral, as médias empresas serão capazes de contornar os desafios comuns às organizações desse porte. Investir no desenvolvimento de uma visão estratégica, com controle e eficiência da gestão, capacitar e engajar seus executivos, identificar novas oportunidades de negócios, adotar melhores práticas de governança, profissionalizar a família empresária e promover o crescimento sustentável da organização são alguns dos principais resultados obtidos.

Uma vez que atingem um novo patamar de maturidade de gestão, os profissionais estarão mais preparados para a tomada de decisões táticas, elevando o grau de competitividade de suas empresas no mercado.

Confira, em detalhes, os impactos de cada solução desenvolvida pela FDC para as organizações:

PAEX – Parceiros para a Excelência
Avanço nos resultados e aumento da competitividade por meio da implementação de um modelo de gestão integrada: esses são os principais benefícios experimentados pelas empresas que participam do PAEX. Com uma metodologia central que consiste no gerenciamento de resultados a partir do projeto empresarial, o programa desenvolve nas organizações a capacidade de redefinir suas estratégias com a determinação de indicadores de performance e o acompanhamento periódico de metas. Além disso, permite que novos horizontes sejam alcançados no contato com a vanguarda da gestão empresarial e do intercâmbio entre companhias para compartilhamento das melhores práticas de gestão.

A implementação de metodologias diferenciadas de gerenciamento resulta no progresso dos resultados econômico-financeiros e da capacitação dos gestores, benefícios que já foram experimentados por mais de 2 000 empresas de todo o Brasil e de outros seis países que passaram pelo PAEX.

PCS – Parceria para o Crescimento Sustentável
A PCS é destinada a empresas que têm o objetivo de crescer de forma acelerada, porém duradoura, gerenciando, além dos seus resultados econômicos e financeiros, seus impactos sociais, ambientais e culturais.

Utilizando um diagnóstico detalhado em seus aspectos financeiros, mercadológicos, tecnológicos, de risco, de sustentabilidade, entre outros, as organizações que fazem parte da PCS passam a desenvolver estratégias para o crescimento por meio da estruturação e da priorização dos projetos junto aos seus executivos. Já os CEOs passam a ganhar apoio no desenvolvimento e acompanhamento de projetos com ênfase em crescimento, contribuindo para a redução da solidão que o cargo gera nos indivíduos que assumem essa posição.

Com a avaliação periódica dos resultados de curto prazo da organização, é possível realizar o acompanhamento dos projetos de médio e longo prazo, visando perpetuar o crescimento e a geração de lucro contínuo de forma sustentável.

PDA – Parceria para o Desenvolvimento do Acionista e da Família Empresária
Por meio do PDA, famílias empresárias que buscam a profissionalização se desenvolvem em um ambiente favorável à discussão, garantindo não somente a perenidade do negócio, mas também a preservação do patrimônio e a harmonia das relações familiares.

Com o incentivo ao diálogo, ao respeito, à colaboração e ao apoio mútuo, a solução proporciona a melhoria dos aspectos de relacionamento e de coesão familiar. Com isso, é possível obter uma maior compreensão das vantagens de acordos e protocolos dentro daquele núcleo de pessoas, aprimorando, inclusive, a qualificação do processo de sucessão.

Para os gestores dessas organizações, o PDA traz um melhor entendimento das expectativas das novas gerações e suas repercussões na continuidade do negócio e nas relações familiares, com a criação de um ambiente adequado para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da governança corporativa. Por fim, permite a conscientização da importância de um planejamento adequado de ações, com o objetivo de preservar o patrimônio e maximizar o valor da companhia.

Todos esses benefícios podem ser comprovados pelas mais de 500 famílias empresárias de todo o Brasil que já participaram da Parceria.

PEG – Parceria para Estruturação da Gestão
A PEG foi criada para empresas de pequeno porte que buscam desenvolver e aperfeiçoar a capacidade de gestão em vários aspectos do negócio. A partir da estruturação de questões fundamentais relacionadas a estratégia, finanças, produtividade e área comercial, o programa impulsiona empresas em desenvolvimento para os novos desafios por meio da evolução do desempenho e das suas performances administrativas.

Já os gestores ganham maior capacitação com a ampliação da sua rede de relacionamento, desenvolvendo competências para administrar, de forma equilibrada, demandas de curto prazo (resultado) e médio prazo (crescimento).

Com a definição de indicadores de performance e do acompanhamento periódico do cumprimento de metas, as organizações de menor porte obtêm os meios ideais para realizar a estruturação gerencial e de processos internos, ganhando benefícios na competitividade, no desempenho global e nos resultados econômico-financeiros.

Soluções in Company
Cada empresa tem uma identidade própria, um nível diferenciado de competências, planos e objetivos. É a partir desse olhar atento que a Solução Educacional in Company é construída. Juntos, cliente e FDC encontram as melhores respostas às demandas específicas para o desenvolvimento de cada negócio.

O processo de customização leva em conta a cultura, o estilo e os valores da empresa. Também analisa necessidades atuais e futuras, ambiente externo, resultados esperados, objetivos, equipes, prazos, tempo disponível, recursos e metodologias.

Outras notícias