Notícias

Como um software de gestão empresarial pode ajudar em seus negócios? Fonte: E-Commerce News, 24/07/2018

Um software de gestão empresarial é a ferramenta que tornará mais ágil os procedimentos administrativos de sua empresa. Com ótimo custo-benefício é indicado para empreendimentos de todo porte. Vamos conhecer mais?

Quais são os mecanismos que usa para organizar a administração de sua empresa? Muitas empresas brasileiras ainda estão gerindo seus negócios utilizando planilhas e formulários. E qual é o problema disso? As planilhas têm funções para controles simples, quase que individuais, e não tem perfil estratégico.

Os formulários são custosos e não mais servem para controles de processos entre os setores, estão totalmente obsoletos. Pilhas de papéis já não fazem mais parte dos ambientes empresariais.

E por que o software de gestão empresarial é a melhor opção? Vejamos a seguir.

Adotar um sistema de gestão empresarial em sua empresa é pensar em ter dados para traçar suas estratégias. Além disso garantirá:

Controle financeiro – não haverá mais problema em acertar o fluxo de caixa, atrasar pagamentos de faturas e esquecer de cobrar boletos em abertos. Esses softwares organizar essas atividades, e constantemente são atualizados, o que facilitará o trabalho do setor financeiro.

Controle de vendas – do orçamento a emissão da nota fiscal, o vendedor conseguirá acompanhar. Também, conseguirá ver em tela se há débitos em aberto de determinados clientes. Mesmo não sendo focado no relacionamento com consumidores, esse tipo de software ajudará o setor comercial a determina padrões de consumo de sua clientela.

Controle de estoque – fará controles pontuais dos produtos que são comercializados ou armazenados em sua empresa. poderá elabora um controle de compras bem eficaz, que evitará a aquisição de produtos que estejam excedentes no estoque.

Controle fiscal – com esses sistemas poderá emitir diferentes tipos de notas fiscais eletrônicas (para consumidor e de serviço), utilizando certificados digitais; e nos períodos estipulados pela legislação fiscal, encaminhará os comprovantes para Receita e Fazenda.

Criação de Cadastros – guardará informações de clientes, produtos, funcionários e outros dados que necessite para desenvolver as atividades desses setores.

Gerenciamento de Contratos – os operadores do sistema (se liberado o acesso) poderá conhecer detalhes importantes dos contratos firmados com seus clientes.
Comunicação entre os setores – as informações básicas são compartilhadas entre os setores, então o colaborador terá uma noção quase que geral de como funciona a empresa.

Agilidade – um benefício alcançado em curto prazo é o dinamismo em todos os processos. Não há necessidades de ligações, reuniões… Um funcionário habilitado, poderá autorizar solicitações pertinentes ao seu setor. Os comandos ficam gravados no sistema, e ficará fácil identificar quem realizou a ação.

E o que determinará a escolha do software de gestão empresarial que adotará em seu negócio?

No mercado existem alguns modelos desses sistemas, o ERP online é a principal versão, mas veja o que deve pesar em sua escolha:

- A empresa deve oferecer suporte de atendimento para que tire todas as dúvidas durante o processo de instalação, depois que estiver operando o sistema.

- O software precisa oferecer vários modelos de relatórios gerenciais, para que possa compilar informações para apresentar ao corpo diretivo da empresa, e em negociações com clientes.

- Que tenha a função de personalizar documentos, para que as impressões de ordens de serviço, por exemplo, têm a marca da empresa.

- Que seja compatível com outros sistemas, como o CRM (Customer Relationship Management – Gestão de Relacionamento com Cliente)

- Que se integrem com interface de lojas virtuais

- Interface gráfica de fácil manuseio. Não adianta escolher programas muito difíceis para operar, seus funcionários terão dificuldades.

Outra coisa é procurar um fornecedor que tenha experiência, e um rol de clientes considerável, pois garantirá que o software tem bom desempenho.

Use um sistema de gestão em sua empresa

Vimos quanta eficiência está agregada ao software de gestão empresarial. Uma ferramenta que mesmo com baixo orçamento conseguirá instalar em sua empresa, e alcançará resultados iguais a de grandes empreendimentos.

Não esqueça de capacitar seus funcionários, principalmente aqueles que irão operar o sistema. Eles serão os multiplicadores dessa nova política empresarial que adotará. Afora os treinamentos da empresa desenvolvedora do software, procure outras capacitações que agreguem novos conhecimentos para seus colaboradores.

Considere todos os tópicos para escolher o melhor fornecedor, e aproveite esses excelentes recursos para potencializar seu negócio.

Outras notícias