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5 segredos para ser um empreendedor de sucesso. Fonte: Jornal do Empreendedor, 04/04/2018

Richard Branson listou os pilares para ser um empreendedor de sucesso e o que é importante saber no momento de iniciar um negócio.

Muitas pessoas acham que existem um segredo, ou um achado consistente para construir negócios de sucesso. Se pegarmos exemplos famosos e nos debruçarmos no que caracterizam os muitos sucessos empresariais que vemos diariamente, vamos descobrir alguns segredos de sucesso nos negócios.

Ao refletir sobre isso, Richard Branson descobriu 5 segredos que são os pilares do sucesso da Virgin. Vamos a eles.

1. Aprecie o que você faz.

Iniciar um negócio exige uma enorme quantidade de trabalho duro, que exige uma grande quantidade de tempo. Portanto, é melhor que você se divirta.
Quando Branson iniciou a Virgin em seu apartamento em West London, ele não tinha intenção de construir um império de negócios. Ele apenas queria fazer algo que gostava e pagar as contas.

Não havia nenhum plano ou estratégia. O próprio nome Virgin foi algo ao acaso. Em uma noite, alguns amigos estavam conversando sobre bebidas e decidiram chamar o grupo de Virgin, porque eram todos novos na carreira profissional. O nome pegou.

A construção de um negócio é sobre fazer algo para se orgulhar, trazer pessoas talentosas para junto de si e criar algo que vai fazer diferença real na vida de outras pessoas.
Uma mulher ou homem de negócios não são diferentes de um artista. O que você tem quando começa uma empresa é uma tela em branco que você tem que preencher.

Se um empresário se prepara para fazer diferença real na vida de outras pessoas, e consegue isso, ele consegue pagar as contas e ter um negócio bem sucedido.

2. Crie algo que se destaca.

Se você tem um produto, serviço ou marca, saiba que não é fácil abrir uma empresa e para sobreviver e prosperar no mundo moderno.

Na verdade, você tem que fazer algo radicalmente diferente para construir uma marca hoje. Olhe para as empresas mais bem sucedidas dos últimos 20 anos: Microsoft, Google, ou até mesmo a Apple. Eles se negaram a ser enquadrados em um setor, fazendo algo que não tinha sido feito antes e, continuamente inovando.

Hoje, essas são as forças dominantes.

3. Crie algo que deixe as pessoas orgulhosas.

Empresas geralmente são um grupo de pessoas, e eles são seus maiores ativos. Portanto, deixe as pessoas que trabalham com você orgulhosas de fazer parte do seu time.

4. Seja um bom líder.

Como líder você tem que ser um bom ouvinte. Você precisa conhecer a sua própria mente, mas não há nenhum ponto sobre impor seu ponto de vista sobre os outros sem algum debate.

Ninguém tem o monopólio das boas ideias e bons conselhos.

Chegar lá, ouvir as pessoas, chame as pessoas e aprenda com elas. Como líder, você tem que ser muito bom em elogiar as pessoas. Nunca critique abertamente as pessoas, não perca a calma e louve sempre seus colegas por um trabalho bem feito.

Pessoas crescem com elogios. Normalmente eles não precisam ser corrigidos, porque sabem quando fazem algo de errado.

A empresa deve ser uma família.

5. Seja visível.

Um bom líder não fica preso atrás de uma mesa. Sempre tenha um laptop ou smartphoneno bolso para anotar perguntas e boas ideias. Quando Branson está em um avião da Virgin Atlantic, ele tem a certaza de que conhece todos os funcionários e alguns passageiros. Se ele se encontra com a tripulação, receberá no mínimo 10 ideias diferentes.

Se ele não anotar essas ideias na hora, depois elas acabam se perdendo. Ao escrevê-las, ele se lembra de todas elas. Certifique-se além de tudo, de nomear pessoas que tenham a mesma filosofia. Assim é possível administrar um grupo de empresas da mesma maneira como se administra uma pequena empresa: de maneira ágil e amigável.

- Um passo de cada vez.

Quando você está construindo um negócio do zero, a palavra de ordem para muitos é sobrevivência. É difícil sobreviver. No começo você não tem tempo nem energia para se preocupar em salvar o mundo. Você só precisa se certificar de que não pode cuidar de tudo ao mesmo tempo. Se você não sobreviver, lembre-se que a maioria das empresas falham e as melhores lições são aprendidas com o fracasso.

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