Notícias

O que é Gestão de Risco? Fonte: Blog da Qualidade, 15/08/2017

O setor corporativo vem experimentando inúmera transformação ao longo dos últimos anos nos deparou cada vez mais com novas tecnologias e novos desafios também. Sendo assim, vamos falar um pouco sobre a Gestão de Riscos, o que pode ser considerado um grande desafio para algumas empresas, principalmente com a nova revisão da ISO 9001. De acordo com a ISO 9001:2015, o risco pode ser apresentado como o efeito da incerteza nos objetivos (Positivo ou Negativo). Já a gestão de riscos, de acordo com a ISO 31000, é a terminologia utilizada para definir um conjunto de ações estratégicas, como identificação, administração, condução e prevenção dos riscos ligados a uma determinada atividade.

Esse processo permite que a empresa atue de forma preventiva, erradicando possíveis perdas, sejam elas humanas ou materiais. A gestão de riscos não se resume à ação de detectar e controlar os possíveis riscos, mas permite criar um ambiente de melhorias. De acordo com a norma AS/NZS 4360/2004 (norma australo-neozelandeza é atualmente a norma mais completa em termos de gestão de riscos) a gestão de riscos é um processo contínuo que deve ser aplicada nas seguintes situações:

Necessidade de implementar controles não previsto inicialmente nos projetos;

- Quando um novo trabalho for planejado;

- Quando forem realizadas mudanças significativas;

- Após a concorrência de incidente com potencial de perda ou dano significativo;

- Periodicamente, no local de trabalho, envolvendo atividades rotineiras, não rotineiras, emergenciais e futuras;

- Quando existirem regulamentos técnicos e legais e suas modificações.

Pois bem, a necessidade de implantar a gestão de riscos é latente, para se instituir então uma mentalidade de riscos na organização. Mas isso não pode ser feito de maneira empírica e isolada, mas deve ser conduzida de forma sistematizada. Para que isso aconteça é preciso haver indicadores que permitam monitorar e visualizar a melhoria contínua.

Outras notícias