Notícias

Estágio DIS da revisão da norma ISO 9001:2015 é publicado, começa nova fase de comentários Fonte: ABNT, 02/06/2014

Foi publicado em 15 de maio, o estágio DIS (Draft of International Standard) da norma ISO 9001 – Sistemas de Gestão da Qualidade – Requisitos, principal norma de gestão da ISO.

As duas últimas reuniões internacionais do TC 176/SC2 aconteceram em novembro do ano passado e no o início do mês de março deste ano, quando foram analisados os comentários apresentados ao estágio CD. O Brasil enviou cerca de 200 comentários e esteve representado nessas duas reuniões pelos especialistas Luiz Carlos do Nascimento e Leopoldo Santana Luz.

As duas reuniões não foram suficientes para a consideração de todos os comentários e para a conclusão do estágio DIS. Nas últimas semanas, um grupo editorial fez a consolidação dos resultados da reunião de março e elaborou uma proposta de consenso para os temas não abordados na ocasião. Após a conclusão dessa consolidação, uma consulta aos especialistas decidiu que o documento estava maduro para alcançar o estágio DIS.

O estágio DIS é o penúltimo estágio antes da publicação do documento como Norma Internacional e o último estágio sujeito a comentários pelos países membros. Após esse estágio segue-se o estágio FDIS, que não aceita comentários apenas votação.

A exemplo do que foi feito nas etapas anteriores, serão promovidos eventos de divulgação e organizados grupos de trabalho regionais e setoriais para elaborar os comentários nacionais que serão submetidos ao comitê internacional ISO/TC176/SC2 em reunião plenária no final do ano.

Para aqueles que tiverem interesse na participação presencial, estamos programando uma reunião inicial, por volta do final de junho, para a divulgação do plano de trabalho e uma segunda reunião, por volta de setembro, para consolidação dos comentários.

Também proporcionaremos canais para participação remota para os que não puderem participar das reuniões.

Outras notícias