Notícias

A Qualidade na Gestão de Projetos: Uma importante ferramenta de eficiência e desenvolvimento organizacional Fonte: Administradores.com, 17/01/2017

A construção, execução e gestão de um projeto são atividades de grande importância na administração de qualquer organização que busca trilhar o caminho do sucesso e do desenvolvimento.

Partindo dessa concepção, surge então o seguinte questionamento: "Como gerenciar um projeto de forma dinâmica e eficiente capaz de contribuir para o desenvolvimento organizacional de uma empresa ?" Todo projeto deve apresentar seus objetivos, estratégias e planos de ação e por isso precisa atender as reais necessidades da organização.

Assim, eles necessitam ser viáveis e aplicáveis dentro da estrutura organizacional da empresa. Gerenciar um projeto representa uma tarefa de importante responsabilidade e compromisso dentro de uma organização que preza pela qualidade no que tange o planejamento, construção e execução de projetos.

De nada adianta construir um belíssimo projeto com surpreendentes objetivos e estratégias se na prática ele não é aplicável. O excelente projeto para uma organização é aquele que atende as necessidades, é viável e executável e quando tem sua execução avaliada é diagnosticado as melhorias esperadas.

Nesse contexto, pode-se identificar a importância na construção de um projeto dinâmico e acessível com objetivos claros e fundamentados que atenda as necessidades e expectativas de uma empresa. Uma eficiente gestão de projetos faz toda a diferença na busca por resultados mais assertivos.

Um projeto bem gerenciado tem maiores possibilidades de alcançar todos os objetivos que foram planejados e contribuir de forma significativa para o desenvolvimento organizacional.

Assim, toda gestão de projetos deve apresentar uma prospecção de cenários que traduza a missão, a visão, os valores e as perspectivas de crescimento da organização dentro do mercado corporativo, levando em consideração a concorrência e as constantes mudanças e transformações do mundo globalizado.

Nesse sentido, compreende-se que projetar algo para o futuro torna-se um diferencial dentro desse novo cenário, quando essa projeção está pautada na dinâmica da proatividade, antecipando fatos e criando um caminho mais seguro de resolução de problemas de forma que valorize a construção do conhecimento e a troca de experiências entre os colaboradores.

Somente com um olhar diferenciado de inovação, flexibilidade, dinamismo e proatividade é que se pode gerenciar com eficiência e eficácia um projeto. Esse novo olhar de futuro que evidencia uma leitura de mundo mais apurada deve ser habilidade contínua de um grande líder e de um grande administrador.

Gerenciar um projeto que tenha os seus objetivos alcançados e que traga as melhorias que a organização necessita é de fato o desejo de todos os grandes líderes que se dedicam e se preocupam com a eficiência e a eficácia de sua gestão. Assim, é notável que o gestor de projetos é um grande empreendedor de ideias e busca constantemente novas oportunidades de crescimento, lutando pela concretização de suas metas e planos de ação.

Nesse contexto, é possível perceber que administrar bem o tempo torna-se a marca registrada de um bom gestor de projetos. Nessa perspectiva de construção de estratégias, valorização do conhecimento e da troca de experiências aliada a uma constante preocupação com a qualidade é que surge o gande gerenciador de projetos.

A preocapação com a qualidade é o que torna qualquer projeto, qualquer trabalho e qualquer profissional diferenciado dentro desse cenário de evolução. Assim, vale a pena se dedicar e procurar fazer o melhor no gerenciamento de um projeto.

Portanto, uma gestão de projetos que seja referência de eficiência e eficácia é aquela pautada na qualidade na execução dos serviços e que possua um olhar gerencial dinâmico e abrangente capaz de promover o desenvolvimento de uma organização, construindo caminhos mais confiáveis e assertivos no alcance dos objetivos projetados e na realização de grandes conquistas.

Outras notícias