Notícias

Inmetro fortalece parcerias sobre Sistemas de Gestão da Qualidade com países de língua portuguesa Inmetro , 07/06/2016

A colaboração entre países de língua portuguesa, por meio de troca de experiências sobre Sistema de Gestão da Qualidade, foi o foco do Expert Group Meeting (EGM), evento organizado pelo Inmetro, Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (Unido) e Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), que sediou o evento entre 16 e 18 deste mês. O EGM reuniu representantes de institutos de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique e São Tomé e Príncipe, além do Brasil.

Durante a abertura, o presidente do Inmetro, Luís Fernando Panelli Cesar, destacou que a economia de um país depende essencialmente da adoção de um bom Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ)."A inserção competitiva do Brasil nos fluxos internacionais de comércio aumenta, na medida em que a qualidade de nossa produção se aprimora",afirma Panelli.

O presidente do Inpi, Luís Pimentel, apresentou o sistema brasileiro de propriedade industrial (PI) e destacou que a pesquisa prévia na base de dados de patentes do Inpi é necessária para o inventor se certificar de que seu invento é realmente novo."A proteção de PI é fundamental para a troca comercial entre os países lusófonos",Cooperação - O representante oficial da Unido no Brasil, Gustavo Aishemberg, lembrou que a iniciativa de cooperação, por meio do EGM, marca os 50 anos de atuação da Unido, comemorados neste ano."Acreditamos que o SGQ é uma das ferramentas capazes de contribuir para melhorias nos países em desenvolvimento. Esperamos que este evento possa fortalecer as nações neste sentido"destaca o representante da Unido.

A diretora do Instituto Angolano de Acreditação (IAAC), Indira Coelho, participou do EGM e prevê resultados positivos. "Esperamos estabelecer parcerias com a Unido e o Inmetro, para fortalecer as competências técnicas da nossa estrutura da Qualidade, particularmente sobre os serviços de Acreditação"diz a representante de Angola.

No último dia do EGM, o Inmetro assinou um protocolo de intenções com as instituições de Infraestrutura da Qualidade das nações integrantes da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) presentes no evento.

Outras notícias