Cia Consultores logotipo

Notícias

Fenômenos Naturais e Riscos Cibernéticos no topo das ameaças para 2018. Leitura Obrigatória: Acabou de sair o relatório do Fórum Econômico Mundial. Fonte: linkedin, 23/01/2018

Todo profissional de riscos trata de assuntos internos e externos. Os diversos segmentos precisam tratar não só daquilo que está de alguma forma sob o controle da organização, mas principalmente do que vêm de fora como fenômenos da natureza, mudanças cambiais, desafios tecnológicos, viradas de mercado e muitos outros.

Partindo do macro para o micro, hoje foi realizado um dos eventos preliminares do World Economic Forum (https://www.weforum.org/) com a divulgação do principal relatório de riscos globais (http://reports.weforum.org/global-risks-2018/), um trabalho de alto nível em termos de conteúdo e forma, pois a divulgação é feita com a disponibilização de ferramentas analíticas que permitem diferentes visões - vale ver o documento e as ferramentas!

Os riscos são divididos em econômicos, ambientais, geopolíticos, sociais e tecnológicos. Este ano os riscos (ameaças) com maior probabilidade são: eventos extremos do tempo, desastres naturais, ataques cibernéticos, fraudes de dados e falhas no tratamento das políticas de mudança climática (certamente um recado para o presidente Donald Trump). Em termos de impacto, os principais riscos (ameaças) são as armas de destruição em massa (impacto da Coreia do Norte), eventos extremos do tempo, desastres naturais, falhas no tratamento das políticas de mudança climática e crises da água. Estes eventos impactam seu negócio? Devem ser considerados em sua estratégia de gestão de riscos?

Outras notícias